Atividade 1
NÚCEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇAO - UEMANET
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB DE SANTAINÊS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TURMA 2
TUTOR (A) A DISTÂNCIA: KERLA VIDAL
DISCIPLINA: MACROECONOMIA
PROFESSOR: LUDGARD RICCI
ALUNO:REINALDO SILVA FRANÇA 12ADSI126
ATIVIDADE 1
As funções econômicas clássicas do Estado
São três as funções econômicas clássicas do Estado denominadas de funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público, seja ao nível da União, dos Estados Federados ou dos Municípios: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora.
A partir da realidade local observada em sua cidade, no seu Estado ou em sua região:
1. Pesquise na Internet e na literatura econômica a que se refere cada uma das 03 funções econômicas do Estado acima citada.
Função alocativa; fornecimento de bens públicos a população. A função alocativa se refere às ações (medidas de política, regulamentos e programas) que os governos praticam com objetivo de propiciar uma eficiente utilização dos recursos produtivos disponíveis na economia.
Como exemplo de utilização alocativa, temos a construção de uma estrada que acarretará um desenvolvimento econômico para a região por onde ela passar.
Função distributiva; ajuste na distribuição de renda. A função distributiva está relacionada com o fato de tornar a sociedade mais homogênea, no que tange aos estoques de riqueza e distribuição de renda nacional.
Como exemplo de utilização da função distributiva, temos os impostos, as transferências e etc.
Função estabilizadora; uso da política econômica visando um auto nível de emprego, estabilidade nos preços econômicos. A função estabilizadora refere- se ao conjunto de ações implementadas com o objetivo de atenuar os níveis de preços, controlar os juros, controlar a demanda e etc. Como exemplo de utilização da função estabilizadora, temos a variação da taxa SELIC pelo