Atividade 1
R: • A medida deve ser realizada com o indivíduo descalço (ou com meias) e vestindo roupas leves de modo que se possa observar o contorno do corpo.
• O avaliado fique em pé, de costas para uma parede plana, com as pernas e pés paralelos, peso distribuído em ambos os pés, braços relaxados ao lado do corpo e palmas das mãos voltadas para o corpo. • Encostar calcanhar, panturrilhas, nádegas, costas e a parte posterior da cabeça na parede.
2) As medidas de circunferências servem para qual finalidade?
R: Orientar a prescrição de exercícios físicos; Determinar proporcionalidade entre os segmentos corporais; Comparar medidas após uma reavaliação e observar se os objetivos estéticos estão sendo atingidos e/ou se possíveis diferenças estão sendo corrigidas; Determinar riscos relacionados à saúde, como na relação cintura/quadril
3) Cite, com suas próprias palavras, cinco procedimentos e/ou precauções para obtenção das dobras cutâneas.
R: devem ser realizadas do lado direito do corpo; não realizar a aferição das dobras depois de um treino; não realizar o procedimentos por cima das roupas; se for inexperiente, marcar com um “x” o local a ser aferido; sempre aferir 3 vezes para ter uma media.
4) Localize e descreva os locais de medição das dobras cutâneas.
R: Peitoral: uma dobra diagonal na distância média entre a linha axilar anterior e o mamilo.
Coxa: uma dobra vertical na parte inferior da coxa, no ponto médio entre as articulações do quadril e do joelho.
Abdominal: uma dobra vertical, 2,5 cm à direita da cicatriz umbilical.
Tríceps: uma dobra vertical na linha média posterior do braço (sobre o músculo do tríceps) no ponto médio entre o acrômio e o olecrano, com o cotovelo estendido e relaxado.
Suprailíaca: uma dobra diagonal acima da marca da crista ilíaca, onde uma linha imaginária vem de baixo da linha axilar anterior.
Subescapular: uma dobra pinçada na linha diagonal que se estende da borda