atividade 1
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – CAPES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA – ne@ad/UFES
CURSO ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE
Paula Cristina Martins Moreira
ATIVIDADE 1 DA DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO E
MUDANÇAS DO ESTADO BRASILEIRO
Polo Piúma
2015
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Atividade I:
1) Descreva os modelos político e econômico predominantes no período da República Velha.
A República Velha foi o período compreendido entre 1889 até 1930. Essa pode ser dividida em dois períodos: República da Espada (1889 – 1894) cuja dominação era militar e República Oligárquica (1895 – 1930) com predominância da Política do Café com Leite que dividia o poder entre o estado de São Paulo e Minas Gerais.
O presidencialismo foi o regime de governo escolhido nesse período, houve a Promulgação da Constituição e ocorrerem modificações nas eleições com a abolição do voto censitário e adoção de voto a descoberto (não secreto onde o eleitor assinava a cédula eleitoral) observa-se que os analfabetos, mulheres, alguns religiosos e indigentes continuavam fora do processo eleitoral.
Nesse período observa-se a descentralização com grande autonomia dos estados e municípios, onde o poder federal não interferia na política dos estados que também não interferia na política dos municípios. Como os representantes estaduais eram escolhidos por pactos entre o governo federal e as elites estaduais não existia oposição ao poder.
Deste modo durante a República Velha ocorreu o Coronelismo, a figura do Coronel que era um líder civil (normalmente um fazendeiro), o qual tinha contato com a população e dominava a política municipal.
Já economia era dominada pela agricultura principalmente cultura do café e borracha. Mas também foi um período de modernização, com surtos de industrialização, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial. Esse período for marcado por diversas greves e o crescimento do movimento anarquista e comunista.
2)