Atividade 1
ATIVIDADE 1
1) Reflita sobre as relações entre o cargo em comissão, as feições concretas que revestem as relações dessa natureza (comissionada) e a história da Administração Pública brasileira. A partir disso, faça uma síntese sobre as transformações necessárias e passíveis de serem implementadas em relação aos cargos em comissão.
O cargo comissionado faz parte de uma cultura antiga no setor público e os governantes, por sua vez, usam o poder para facilitar contratação de parentes e amigos, o famoso nepotismo.
Esta forma de contratação deveria ser extinta, no entanto, não há interesso político para tal ação.
As pessoas que ocupam o cargo comissionado poderiam ser avaliadas de tempos em tempos como forma de controlar e acompanhar seus desempenho na função que ocupam, assim como ocorre com os servidores públicos concursados, já que estão, mesmo que temporariamente, ocupando um cargo público e esta avaliação deveria tornar-se pública.
2) Relembre as características do taylorismo, fayolismo e burocracia e identifique traços e influências desses, presentes na organização pública contemporânea. A partir disso, relacione os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais – com as barreiras à mudança organizacional.
3) Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista). Segundo Weber, a burocracia traz diversas vantagens às organizações: pela sua racionalidade por conta dos meios utilizados para atingir seus objetivos, uma vez que os cargos são expressamente definidos e desta forma se tem o conhecimento de cada cargo e de suas responsabilidades; normas e rotinas são elaboradas para que as atividades sejam realizadas metodicamente, o que desta forma aumentaria a confiabilidades na execução das tarefas; a