Atividade 1
Matrícula: 15/0042957
Atividade 1
1. O autor expõe que existem dois tipos de linguagem. Uma falada e a outra escrita.
A primeira fácil de ser compreendida, já a segunda não.
2.
Nestes trechos o autor classifica a ignorância dele em compreender a escrita como um amazonas, o que expressa grandeza. Mas o professor, com seu conhecimento, consegue fazer com que ele entenda. Assim “desmatando” a sua ignorância.
3.
Não sei o significado. Pelo contexto, parece algo estranho, com forma esqusita. Uma carga negativa porque exige conhecimento que, como antes visto, o autor não possui.
4.
O autor na primeira estrofe usa a palavra língua como um dialeto, ou idioma. Já no quarto ele usa língua da forma literal, como um músculo do corpo humano.
Isso evidencia o que ele expôs no seu poema. Sobre a complexidade da compreensão da forma escrita da linguagem, pelo significado dual da palavra “língua”.
5.
Nesse verso pode podemos ver que o autor destaca as duas formas da língua brasileira.
A falada, que aprendemos intuitivamente, desde crianças. Que é fácil pois nos acostumamos a usar as nossas regras e modos de falar naturalmente.
E a escrita, que dependendo dos termos e formas usadas no desenvolvimento do texto, se torna complexo. Assim, com outras palavras, misterioso.
6.
Como a complexidade da língua brasileira escrita.
7.
Quando eu estava no ensino médio, na minha aula de Literatura, tive que fazer um trabalho sobre a carta de Pero Vaz de Caminha.
Além de arcaico, era um português extremamente complexo. Parecia que eu estava lendo em outra língua. Tornando muito difícil o entendimento do texto.