Atividade 1
O que é senso comum?
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comuns que os indivíduos adotam. É o conhecimento empírico - adquirido pelo homem a partir de experiências e observação do mundo - acumulado ao longo da vida e passados de geração em geração. Ele tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum aprende-se: conselhos e ditados populares o que é o perigo e o que é seguro; o que é justo e o que é injusto; o bem e o mal; o que pode e o que não pode comer, e; outras normas de vida que vão ensinar como pensar e agir, as atitudes e decisões.
O que é ciência? A palavra ciência deriva-se do termo latino “scientia” que significa saber ou conhecer. Ciência é um conjunto de conhecimentos. A ciência produz um conhecimento que se adquiri através da prática ou do estudo, baseado em algo certo. Conhecimento: é o ato de perceber ou compreender algo por meio da razão ou da experiência. Ele ajuda na elaboração de textos, na fala, num convívio social, dentre outros. O tipos de conhecimentos existentes são: empírico, teológico, filosófico e científico. O último, que é o conhecimento em questão tem como características: construído em cima de experiências já existentes; fornece explicações, que podem ser testadas e verificadas; é organizado; obtido através de procedimentos; analisa bastante; abusa da lógica e da razão, e; descreve a realidade.
Retomando, a ciência é uma busca constante por saber perguntas que parecem não ter respostas. Desconfia da verdade e engloba atividades intelectuais, experimentais e técnicas. Ela se evolui com o conhecimento humano. Dentro da ciência existem diversas