Atividade 1 M4
1.
a) Descrição do Público-Alvo
Alunos do Ensino Superior a abordar a temática pela primeira vez.
b) Objetivos Gerais
Mostrar o funcionamento das técnicas usualmente aplicadas em laboratórios de biologia molecular e as suas aplicações na indústria alimentar, ambiental e farmacêutica.
c) Métodos e Técnicas adequadas
Métodos: Expositivo, Interrogativo e Demonstrativo
Técnicas: Exposição, Interrogatório e Demonstração
2. Descrição sumária do Tema (justificando as vantagens e desvantagens dos métodos e técnicas escolhidas)
O tema da sessão de formação da autoscopia inicial intitulado “Técnicas de Produção de Proteínas” pretendia dar a conhecer não só as técnicas usualmente aplicadas em laboratórios de biologia molecular e as suas aplicações, bem como introduzir a temática através da definição do conceito de “proteína” e da evolução dos métodos de produção de proteínas.
Uma vez que os objetivos gerais definidos primeiramente eram “megalómanos” para uma sessão de formação de 15 minutos, os métodos mais adequados a serem utilizados seriam o método expositivo e o interrogativo. O Método Expositivo é o método que apresenta como principais vantagens o facto de o formador conseguir transmitir maiores quantidades de informação aos formandos, exigindo menos tempo para essa transmissão e envolvendo menores custos do que os outros métodos. No entanto, apresenta inúmeras desvantagens, tais como fraca interação entre formandos e formador, falta de feedback do formando para o formador e frequentemente implica falta de motivação dos formandos que têm dificuldade em assimilar grandes quantidades de informação. O Método Interrogativo permite ser um apoio ao método expositivo e a sua aplicação apresenta um conjunto de vantagens, nomeadamente, o controlo e o feedback contínuo entre formando e formador, a possibilidade de todos intervirem, a estimulação pela interrogação e o favorecimento pela atividade dos formandos. No entanto, apresenta também algumas