Atividade 1 Introdu O A Economia
Módulo: 1 e 2
Atividade: Avaliação de Cartel
Título: O Problema dos Cartéis na Economia Brasileira
Aluno: Igor Lombardi Assumpção
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: PÓS ADM 38
Introdução
Com o presente trabalho será possível compreender algumas das características dos cartéis e a importância da existência de órgãos regulamentadores no combate à formação de cartéis, prática ilícita que pode prejudicar a economia de uma nação. Será apresentado um caso de formação de cartel julgado e condenado pelo CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O cartel é formado sempre que dois ou mais vendedores, supostamente concorrentes, de bens ou serviços, se unem para fixar preços elevados e idênticos em um ou mais produtos.
A fixação de cartel constitui crime contra a ordem econômica, com pena de multa ou até mesmo prisão.
Principais características do cartel
Os cartéis são acordos explícitos ou implícitos entre concorrentes, que tem como objetivo principal fixar preços ou variáveis do mercado causando prejuízo ao consumidor. Existem basicamente três tipos de cartéis, são eles:
Tipo I – Cartel Clássico: Ação dos concorrentes para maximização conjunta dos lucros, por meio de acordo para aumentar preços, restringir produção ou dividir mercados.
Tipo II – Cartel contra rivais: Ação para prejudicar rivais.
Tipo III – Cartel de regras: Coordenação mais sutil e complexa, sem acordo para aumentar preços, restringir produção ou dividir mercados.
A formação do cartel é mais provável em mercados com poucas firmas e que são mais parecidas entre si, isto porque as chances de colusão, ou seja, acordo entre duas ou mais empresas com o propósito de prejudicar alguém, são maiores. Dentre outros fatores que facilitam a formação de cartel estão: estabilidade da demanda, barreiras de entrada e saída no mercado, regularidade e frequência dos pedidos, baixa sensibilidade da demanda em relação a alterações no preço, etc.
Segundo, Alessandro Vinícius