Atividade 1 Hist Ria Primeiro Ano
Curso: História Disciplina: História e Antropologia
Conteudistas: Neiva Vieira da Cunha & Carlos Abraão Moura Valpassos
AULA 2 – Módulo 1 (adaptado)
O Etnocentrismo
1 - O Conceito de Etnocentrismo
Nas palavras do antropólogo brasileiro Everardo Rocha, "Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. O etnocentrismo pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença. Pode também gerar sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc".
Veja que o etnocentrismo se baseia numa relação entre diferentes grupos sociais. Essa relação é caracterizada por um julgamento sobre os modos de vida dos outros grupos, sua religião, seus hábitos, suas vestimentas, seus rituais etc. Trata-se de uma avaliação dos costumes dos outros, sem que estes outros sejam ouvidos e consultados para que saibamos se concordam ou não com nossas avaliações
O Etnocentrismo, assim, é um verdadeiro julgamento à distância. É uma crítica feita de longe, que termina por desqualificar aquilo que é diferente e a exaltar tudo o que é próximo e, portanto, cotidiano. Falar em Etnocentrismo, desse modo, implica no tratamento de duas entidades: o grupo do "eu" ou do "nós"; e o grupo do "eles", sendo estes sempre entendidos como "os outros".
O princípio do julgamento etnocêntrico costuma ser aquilo que os antropólogos chamam de "choque cultural", ou seja, o encontro de duas perspectivas culturais distintas. Assim, ao perceber que existem formas de vida diferentes das minhas e que existem valores distintos dos meus, busco logo reafirmar a qualidade de minhas práticas, criticando aquilo que é novo e que põe em risco a forma como conduzi minha vida até então.
As religiões diferentes da minha, classifico-as como demoníacas ou supersticiosas; os modos de vestir que diferem dos meus, rotulo-os como "exóticos",