Atividade 1 Gest O Da Manuten O
A entrevista de Celso Peck do Amaral, especialista na área industrial, mecânica e de produção, proporcionou uma visão mais abrangente da importância da gestão da manutenção para a área produtiva e para a empresa como um todo, sendo destacados principalmente os aspectos preventivos, além dos preditivos, para a questão de uma maior produtividade, menos perdas, maior conformidade e lucro. O entrevistado questionou o que seria importante para a empresa em questão de operação, concluindo que as empresas não dão um devido valor ou destaque para a questão de uma gestão da manutenção eficaz. Ele cita que a manutenção é procurar manter o ativo na condição de um projeto ou produção industrial e que a mesma ainda é muito falha se considerar a cultura e o direcionamento de trabalhos nas empresas, uma situação que deve ser mudada.
Segundo Celso Peck, com uma nova visão, considerando a gestão da manutenção, a empresa garantiria um índice maior em relação à disponibilidade de máquinas e a confiabilidade do equipamento e produto. Não se deve atuar depois que a falha ocorreu, mas evitar as falhas, garantir um bom trabalho do operador e focar no crescimento de uma política de manutenção que busca qualidade, produtividade e confiabilidade, por meio de treinamentos, oficinas de manutenção, estudos com consultores ou profissionais de qualidade e outros. Primeiramente, as empresas brasileiras deveriam mudar sua cultura e não considerar a manutenção como um gasto, e ao invés de importar novas tecnologias, o investimento em tecnologias específicas para cada empreendimento levaria a uma maior produtividade e garantiria uma mão de obra especializada de qualidade.
Ele ainda destaca que todos os níveis industriais devem acompanhar os avanços de conhecimentos técnicos. Para diminuir a desindustrialização, o Brasil deve investir em tecnologia industrial e buscar oportunidades de melhoria, como grupos de estudo e fazer