ATIVIDADE 1 Aulas 1 E 2 2015
CRÍTICA:
Vivemos numa era governada pela ciência e tecnologia, onde a inteligência do Homem é constantemente explorada e o profissional trabalhador, é bombardeado e exigido em pleno século XXI. Século este, que aprisiona o Homem ao sistema moderno e globalizado, forjando o ser humano dia-a-dia, através do seu contexto social e político. A incompetência humana tem impedido a disponibilidade para o aprendizado, e a exploração da capacidade de trilhar novos caminhos, diante de tanta informação exposta.
Ora, a ONU publica a cada ano, um Relatório do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) desde 1990, e o Brasil; no ranking dos países, foi classificado no primeiro relatório (50ª posição), muito abaixo da nossa estatura econômica (mais ou menos a 10ª economia mundial). Certamente, o problema está na inversão dos valores, porque não somos um país pobre, mas somos um país injusto. Temos pouca perspectiva de desenvolvimento humano, porque não priorizamos uma educação de qualidade, e assim, o conhecimento que aponta à capacidade de conceber, elaborar e realizar, é esquecido e desvalorizado. É no interior da sociedade que ocorre a educação, e por isso os profissionais das diversas áreas do conhecimento, devem ter a sua formação vinculada a uma concepção do homem; possuir fundamentação teórica que reconheça o ser humano como sujeito efetivo nas relações sociais.
Hoje, o ser humano que não sabe pensar e nem se valer dos benefícios da tecnologia, é considerado um analfabeto, por exemplo; pelo simples fato de