ATIVIDADE 07 SISTEMA ARMAZENAGEM ANTONIO
O estudo é um supermercado de pequeno porte que atua no setor varejista. Ele está situado no bairro onde moro e que será feita a visita técnica.
O Supermercado possui cerca de 8000 (oito mil) unidades em seu mix de produtos e conta com 70 colaboradores. O depósito possui uma área de estocagem com 100 m² e uma área de picking que é a calçada em frente ao depósito onde são feitos os recebimentos de mercadorias, as separações e as conferências.
Sistema de operação
O Supermercado possui um sistema informatizado para controle de estoque. Com esse sistema, o depósito detém uma maior eficiência no controle dos produtos bem como na emissão de relatórios para a revisão da política de estocagem dos produtos. Porém, o sistema não é utilizado de forma plena, pois não é realizado controle de validade dos produtos, previsão de recebimento dos produtos, entre outras funções.
O Supermercado trabalha com diversos fornecedores, que apresentam prazos de entrega diferentes. Assim, sempre ocorre formação de fila na rua devido às entregas não serem programadas. Como consequência, não há um planejamento do depósito para alocar os produtos recém-chegados, e como tentativa de suprir esta falta, o depósito é organizado toda semana.
Entretanto, a organização do depósito é deficiente devido às estruturas precárias de armazenagem. Dessa forma, as pilhas de mercadorias contêm diferentes produtos sem obedecer ao limite de empilhamento máximo, o que dificulta a observação da quantidade dos produtos em estoque e o trabalho dos repositores. O controle da data de validade é realizado pelo método de memória, não havendo nenhum sistema eficaz para o controle no depósito. O sistema de localização de estoque por memória gera vários resultados desfavoráveis para empresa como:
• a visualização do espaço do depósito é feita pelos repositores, sendo que estes precisam se posicionar entre as pilhas de mercadorias para verificar estes espaços. Não existe uma visualização integral