Atividade 01 Introdução a arte educação
Arte e Educação
Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia
Prof.: Lilianne Pinheiro
Alunos(a):Izabely Romany
Quatrocento
Tidos como eventos culturais, o Quatrocento teve no renascimento a formação estética a partir da sensibilidade voltadas ao indivíduo, notadamente a arte tinha traços da coletividade, que se expressa criativamente esboçando em suas obras o empirismo, ou seja, a criatividade era expressada na reprodução do cotidiano e principalmente das formas e traços humanos como referencial de homem grego clássico introduzindo tais características no aspecto cultural marcando o início da modernidade.
Arte e conhecimento
O Renascimento mantém características iniciais como o aspecto humanista, a arte toma maior aspecto cientifico em seu ensino, com práticas pedagógicas, teorias e período especifico de duração até a formação, deste período origina se a Didática de Comenius. O aspecto coletivo expresso na arte no período Quatrocento é substituído pela redescoberta da autonomia, individualizando a arte e fazendo surgir o conceito de propriedade intelectual. A música também foi marco no período renascentista, utilizando das obras litúrgicas que até então eram difundidas somente de forma oral, foram transcritas e ganharam maior difusão as voltas do ideário reformista.
Nesse contexto a demanda pelo aprendizado dos hinos para devida participação do fieis, foram formadas as Academias de Música e também para manutenção do ideal estético europeu. Passa às academias a responsabilidade de formação do profissional de música, nesse período há a estruturação e normatização das instituições responsáveis pelo ensino de música e ascendia às premiações, a contribuição marcante dessas instituições foi o caráter técnico de formação profissional. Tais características vigoraram também as Artes Visuais, sendo estas mais tarde postas a baixo por sua rigidez e caráter retrogrado,