Ativ Colaborativa 2014
Disciplina: Direito Empresarial e Tributário
NOME
RA
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito Empresarial e Tributário
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Direito Empresarial e Tributário apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Fávila Maria L. Guimarães.
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
Pode-se perceber que o texto abordado afirma existir um realinhamento em torno do debate sobre os tributos pagos no Brasil, pois a carga tributaria brasileira está sendo cada vez mais cobrada pelos seus usuários, que comparam entre os benefícios que o estado converte tais impostos e o que o cidadão realmente paga. O que é estranho é que nem todos a carregam de forma proporcional. Os mais pobres arcam proporcionalmente mais que os mais ricos, porem, ironicamente, são os mais ricos quem mais reclama do peso desta carga.
Os que reclamam desta carga tributária deveriam ser os principais usuários de seus benefícios, e logo por isso reclamam, mas os que mais utilizam destes benefícios são os que menos reclamam da carga tributaria e os que mais pagam impostos. E estes que mais reclamam da carga tributaria brasileira, não apoiam a reforma tributaria, sendo os principais agentes ligados politicamente aos que bloqueiam a proposta de reforma encaminhada ao governo.
A carga tributária tende a ser mais debatido no país, com o aumento da classe média e a redução acelerada da miséria, onde mais pessoas estão começando a adquirir bens e com isto a pagar por uma maior carga de impostos e empurrado também pela redução da sonegação, graças às ações agressivas da Receita Federal. Com este debate, o sistema financeiro pode-se tornar ideologicamente polarizado, encontrando de um lado os que acham que a carga tributaria deve ser mínima