Ativ 15486 1
861 palavras
4 páginas
ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4ATIVIDADE DA AULA 01
Por que dizemos que a filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza? Comente. (mínimo de 8 linhas)
R: Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento cientifico, podemos citar neste contexto os principais físicos: Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Pitágoras desenvolve seu pensamento defendendo a idéia de que tudo preexiste à alma, já que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas a partir da existência dos átomos. Quando Tales de Mileto afirma a água como princípio fundante do ser, ele está fazendo uma afirmação filosófica, porque a água aparece como preceito primordial de todas as coisas, em que a água está contida em todas as coisas e em todas as coisas está contida a água. A filosofia de Heráclito se constituiu pela afirmação do preceito do devir que encontra na representação do fogo, sua manifestação sensível, isso implica que as grandes descobertas no âmbito da investigação filosófica da natureza, não tiveram plena influencia sobre o universo das técnicas de produção como na sociedade capitalista.
ATIVIDADE DA AULA 02
Sócrates representa um marco importante da história da filosofia e que se preocupava, dentre outras coisas, com o conhecimento sobre as coisas, dialogando o tempo todo com seus interlocutores. De acordo com os estudos realizados em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase acima. (mínimo de 8 linhas)
R: De acordo com Sócrates a introspecção estava diretamente ligada a uma reflexão sobre a vida, e principalmente sobre o próprio individuo: “conhece-te a ti mesmo”, passando a idéia de que cabe somente a nós o conhecimento do nosso “EU” interior. Portanto a partir de um olhar interno critico, esse individuo poderia