ativ 03 just time
RESPONDA AS DUAS QUESTÕES ABAIXO. Valor desta atividade 2,5 pontos.
QUESTÃO 05. (Referente a aula 5).
Como a noção de cadeias produtivas e de suprimentos pode ser utilizada para melhorar o desempenho de uma empresa? (valor de 1,25 pontos).
R: As cadeias produtivas são definidas como o conjunto de atividades, nas diversas etapas de processamento ou montagem, que transformam matérias-primas básicas em produtos finais. Essas cadeias representam várias ou muitas etapas de um processo que visa assegurar que os produtos, bens ou serviços, cheguem até o consumidor e por um preço justo, formado pela livre concorrência num sistema produtivo interdependente.
A cadeia produtiva trabalha como se fosse uma corrente em que todos os elos desta corrente precisam estar fortes para que a mesma não se quebre, não adianta uma parte produzir seus produtos ou insumos com qualidade e a outra deixar algo a desejar, fazendo com que o resultado final não seja satisfatório. Ela é importante para o funcionamento de uma empresa comercial ou fabricante. A cadeia de suprimentos envolve todos os níveis de fornecimento do produto desde a matéria-prima bruta até a entrega do produto no seu destino final, além do fluxo reverso de materiais para reciclagem, descarte e devoluções.
QUESTÃO 06. (Referente a aula 6).
Just in time é uma filosofia de apoio à produção, criadas pela Toyota (Sistema Toyota de Produção. Destaque os fundamentos básicos do sistema JIT. (valor de 1,25 pontos).
R: O termo Just in time não é apenas mais uma função de planejamento e controle da produção, mas deve ser considerada como uma filosofia que propõe uma nova estratégia na manufatura, que consiste basicamente no esforço para a eliminação de todos os desperdícios que podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva, através de um processo de melhoria contínua. Podemos destacar algumas das principais características do sistema JIT:
O fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “puxado” pela demanda do