Atitudes e satisfação no trabalho
Professor orientador: Luciane Campos
RESUMO
O cunho principal deste artigo é demonstrar a eficácia organizacional atingida com a satisfação no trabalho, como também, aponta-lo como um diferencial competitivo nas organizações em relação aos seus concorrentes, ao setor que atua e ao mercado de maneira geral. Desta forma, nos capítulos seguintes, será discutido o caso de uma empresa atuante no segmento de ensino de idiomas na cidade de Campinas-SP que busca compreender os fatores que levam a satifasção no trabalho de seus colaboradores e assim, como mencionado no parágrafo anterior, atingir resultados satisfatórios na sua gestão organizacional.
Palavras-chaves: Escola. Atitudes. Satisfação. Trabalho. Colaboradores
ABSTRACT
The hallmark of this paper is to demonstrate organizational effectiveness achieved with job satisfaction, but also shows it as a competitive advantage in organizations in relation to its competitors, the sector it operates and the market in general. Thus, in the following chapters will discuss the case of a company operating in the segment of language teaching in the city of Campinas-SP, which seeks to understand the factors that lead to satisfaction the work of its employees and so, as mentioned in the preceding paragraph, achieve satisfactory results in their organizational management.
Key words: School. Attitudes. Satisfaction. Job. Employees
1. INTRODUÇÃO O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Dessa maneira, estudam-se três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com