atitudes e conflitos
Com este trabalho pretendemos compreender quais os comportamentos e atitudes nos cuidados de saúde e como melhorá-los, de forma a criar uma relação saudável com o utente.
Os comportamentos e atitudes são fundamentais para criar essa relação deve-se, por isso, adapta-los às diferentes situações, desempenhando as tarefas que nos competem com, atitude de avaliação, de orientação, de apoio, de interpretação e de exploração.
Esperamos com este trabalho, aprender de modo positivo os comportamentos e atitudes dos técnicos auxiliares de saúde com os utentes e outros.
ATITUDES E COMPORTAMENTOS: processo de interpretar estímulos, que depende de fatores estruturais (aparência física da pessoa, lugares e coisas) e de fatores funcionais (necessidades, emoções, experiências, memória, etc.) do indivíduo. O fenómeno preceptivo é algo que acontece, na maior parte das vezes, de um modo quase automático e sem que dele se tenha grande consciência. Nas atitudes e comportamentos o fenómeno comunicacional ao interagirem umas com as outras, as pessoas comunicam entre si, trocando informações de vária ordem. A troca de informações pressupõe um emissor (indivíduo que emite determinada mensagem, através de um determinado canal) e um recetor (indivíduo que capta a mensagem enviada).
Nas atitudes e comportamentos competência comunicacional o desenvolvimento da capacidade comunicacional passa pelo desempenho dos seguintes requisitos: empatia habilidade para se identificar com os sentimentos e pensamentos das outras pessoas; não significa concordância, mas que se compreende as razões dos outros saber ouvir deixar falar os outros; quem ouve deve tentar colocar-se na posição de quem fala técnicas de leitura para compreender mais depressa capacidade de observação ver como correm as coisas no terreno. Há comportamentos e atitudes nos cuidados de saúde que garantem a execução de técnicas sem causar desconforto físico /