atitudes, valores e satisfação
Praia Grande, 11 de novembro de 2014
Introdução
Atitudes, valores e satisfação no trabalho são um pouco do que uma organização espera de um funcionário que deseja crescimento e progressão em seu trabalho, a contra partida para que se tenha esse crescimento e progressão é a satisfação do colaborador com sua função desempenhada na empresa. A ligação de um funcionário com valores, atitudes e sua satisfação colabora com seu desempenho funcional e assim com o crescimento da empresa.
As atitudes no ambiente profissional
Os recursos humanos são uma das principais fontes da vantagem competitiva sustentável de uma empresa, são as pessoas mediante seu desenvolvimento pessoal e motivacional que propõem novas ideias , conseguem analisar o que está certo ou errado nas práticas da organização ,criam estratégias e que fazem acontecer. Analisando isso, é cada vez mais comum, empresas adotarem práticas cada vez mais sofisticadas voltadas ao desenvolvimento e á motivação de suas equipes. Estas práticas influenciam o comportamento, atitudes do funcionário em relação à empresa, sua percepção sobre seu trabalho e o desempenho organizacional, em termos de qualidade e produtividade.
As atitudes podem ser entendidas como mais ou menos favoráveis. Autores como Edwards (1957) e Engel et al.(2000) descrevem o uso de escalas de graduação para medir a relação a um objeto ou fato. Além de ter conhecimento se as atitudes são favoráveis em relação a um objeto ou situação dentro da empresa, é muito importante entender a base e razões para tais atitudes vindo do empregado. Para isso, existem vários modelos de atitudes de multiatributos que procuram entender as atitudes das pessoas, um exemplo é o modelo de Fischbein (1963), que propõe que a atitude em relação a um dado objeto ou uma dada situação está