Atitudes empreendedoras
• Definição de Empresa • Classificação econômica • Contrato Social
Empresa
Organização destinada à Produção e/ou comercialização de bens e serviços, tendo como objetivo o lucro. São estabelecidas através de um documento denominado Contrato Social.
Empresa Contrato Social
O conceito de contrato social ou "contrato de formação de sociedade" está descrito no artigo 981 do Código Civil e, resumidamente, significa “a união de esforços e interesses comuns para o exercício de atividade econômica”. Trata-se de contrato de constituição, pela convergência de interesses dos sócios e pelo fim a que se propõem: “A organização de uma empresa pela conjugação de recursos e/ou serviços para a atividade econômica permanente ou temporária, de fim comum, com a partilha da parte ideal dos resultados”. Exemplo de contato social.
Empresa
Classificação Econômica
Quanto às atividades econômicas, podem ser divididas em três grupos: 1- Setor primário: Denomina os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca, o extrativismo mineral e florestal, etc.
Classificação Econômica
2- Setor secundário: São os setores que transformam produtos, como indústrias e construção. São as atividades que transformam os produtos provindos do setor primário para serem usados em outros negócios, exportados ou para serem consumidos.
Exemplos: - Industrias automobilísticas; - Indústria química; - Fábricas de confecções; - Indústria de eletrônicos; - Indústria de energia, como petróleo, gás e energia elétrica; - Indústria de aço, etc.
Classificação Econômica
2- Setor terciário: Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. O Setor Terciário presta serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais.
Exemplos: - Serviços bancários; - Restaurantes; - Hospitais; - Lojas; - Serviços públicos, etc.
Classificação Fiscal
A classificação fiscal de uma empresa