Atitude Filosófica: Serviço Social
Este trabalho tem por objetivo analisar o Serviço Social por um aspecto Filosófico, onde mostraremos o ser do Serviço Social, sua metodologia, qual a sua origem e qual é a sua finalidade.
Baseado em pesquisas através de livros, meios tecnológicos e até mesmo explicações em sala de aula.
Esperamos que se faça entender o Serviço Social através de uma atitude filosófica.
• O que é o Serviço Social?
O Serviço Social é um trabalho socioeducativo que atua e conduz as políticas públicas sociais e privadas do país. O Assistente Social planeja, organiza, executa, avalia, gere pesquisa e assessora. O seu objetivo é responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
O Serviço Social atua onde a questão social explode no campo dos direitos do cidadão, da família, do trabalho, do desemprego, saúde, educação, idosos, da criança e do adolescente, expropriação de terra, questões ambientais, discriminação de indivíduos por cor, classe ou opção sexual, entre outras formas de violação de direitos.
• Como é o Serviço Social?
O Assistente Social utiliza várias metodologias de trabalho, como: entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
O Assistente Social é responsável por fazer uma análise da realidade social, institucional e intervir para melhorar as condições de vida do cidadão. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que venha aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas diversas áreas de atuação.
• Por que é o Serviço Social?
Na sua origem o Serviço Social está atrelado à assistência prestada aos pobres pela igreja e por mulheres piedosas. Nesta época a justificativa para fazer caridade era a necessidade de