Atirei o pau no gato
Para fazer uma gestão financeira de qualidade é preciso conhecer claramente conceitos administrativos, seus fundamentos e principalmente características de administrador.
A administração é uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas. Em geral, ela tem a finalidade essencial de fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades.
Há muito tempo as pessoas perceberam a necessidade de união para o alcance do que desejam, pois assim se torna mais fácil fazer o que deve ser feito, bem como também torna possível realizar coisas que sozinhas não conseguiriam. Desses agrupamentos com objetivos comuns surgiram as organizações modernas, e é principalmente nas organizações que a administração é exercida auxiliando a gestão financeira.
Uma organização é um organismo composto de grupos de pessoas que se constituem de forma organizada para alcançar objetivos comuns. Pode ser conceituada, também, como uma ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.
Toda organização funciona como um sistema, ou seja, necessita de entradas que serão processadas (trabalhadas) e irão gerar produtos/serviços como saídas. Os fornecedores garantem as entradas, a organização, realizam o ciclo produtivo (transformacional) e os clientes são beneficiados pelas saídas.
Toda organização é dividida em áreas funcionais e são estas áreas que devem ser administradas.
As principais áreas da administração nas organizações são: marketing, produção/logística, financeira e recursos humanos. Neste curso trataremos da área financeira, visando um detalhamento maior sobre a gestão financeira e como os fundamentos administrativos nos auxiliam; a área financeira será analisada sob o aspecto administrativo.
A área financeira trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações. As finanças correspondem