atingidos
7. O controle direto sobre os rios e os lagos, para ter controle da água pelas multinacionais;
8. Ganhar muito dinheiro com a venda de materiais de construção para as barragens.
A quem interessam as barragens?
Os beneficiados com as barragens são os grandes bancos, nacionais e estrangeiros, as empresas de construção e de mineração e as empresas do agronegócio. Essas empresas pagam pessoas nas regiões de barragens para iludir o povo falando de emprego e progresso. Depois da construção, ficam apenas alguns trabalhadores da manutenção, a destruição das matas e dos rios e rios de dinheiro para os grandes capitalistas.
portante é saber para que e para quem vai servir a energia que querem produzir na região. Sabemos que a energia hidrelétrica
(barragens) é a mais eficiente na produção e aumento das riquezas. Mas essa energia serve principalmente para aumentar os lucros das grandes empresas. Para o povo e para a natureza sempre fica a destruição e os prejuízos.
É o que vemos em Tucuruí, onde quase 30 anos depois da barragem, as famílias ainda sofrem com a falta de indenização, com a pobreza e a falta de energia elétrica. Além disso, a infestação de mosquitos e doenças de diversos tipos atinge a população desde que a barragem foi construída. O mesmo deve acontecer nas regiões atingidas por Belo Monte e pelo Complexto Tapajós.
Barragens para quê e para quem?
1. Ficar de olho nas propagandas. Não se deixe enganar.
2. Conversar com a família, na vizinhança, no bairro, na comunidade e se juntar para evitar essa violência que chega com nome de progresso.
4. Acreditar que é possível lutar e fazer o enfrentamento a essa barragem. Não desistir jamais.
5. Se organizar, pois sozinhos não conseguimos fazer esse enfrentamento, mas se estivermos juntos, conseguiremos alcançar