Aterros Sanit Rios
Lixão X Aterro Sanitário
Professora: Lídia
Matéria: Química Geral
Grupo: Antônio Cardoso,Clarissa,Leonid,Laura,Jennifer,Katariny,Jaqueline,
Óseias,Marcos,Maria,Vanessa,Tainah,Rodrigo,Daniel,Sérgio,Caique Borges,
Ricardo Bazeth e Thiago Santana.
Novembro/2013
Itaperuna/RJ
Lixão X Aterro Sanitário
O descarte de lixo doméstico e até mesmo substâncias tóxicas no meio ambiente acontece desde milhares de anos, porém é sabido que tal atitude só tem agravado diversos problemas como contaminação das águas subterrâneas e espécies animais, proliferação de doenças, além de toda poluição visual que é gerada a partir disso.
Aterros sanitários, e principalmente lixões, são meios que crescem desordenadamente atualmente nas cidades, devido ao grande número de pessoas e pelo simples fato de sermos uma sociedade capitalista, onde o consumo e o descartes são altos.
Muitos não conseguem distinguir aterro sanitário de lixão, o mais comum de acharmos nas cidades, é o lixão, sendo ele um dos maiores problemas ambientais.
Podemos diferenciar os lixões de aterros sanitários comparando um com outro como nas fotos a seguir:
Lixão
Aterro Sanitário
Diferença de Lixão para Aterro Sanitário:
Lixão - Local em que o lixo é depositado sem qualquer tipo de tratamento. Isso significa que nada é planejado para receber os resíduos sem agredir o meio ambiente. O lixão é fonte de poluição: o chorume liberado pelo lixo e outras substâncias podem contaminar o solo e a água. Os resíduos a céu aberto favorecem a proliferação de ratos e insetos no local.
- See more at: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/aterro-sanitario-e-lixao-qual-diferenca#sthash.J9R3eI59.dpuf
Aterros Sanitários - Local preparado para receber o lixo com impermeabilização do solo (impede o vazamento do chorume) e captação do gás metano (liberado pela decomposição da matéria orgânica e que pode ser transformado em energia). Longe dos insetos e com as substâncias contaminantes