ATERRO SANITÁRIO
ENGENHARIA CIVIL – 8º PERIODO
ATERRO SANITÁRIO
ANÁPOLIS - GOIÁS
ANÁPOLIS, 2013
EURICO DA SILVA JÚNIOR
WILLIS MENDES GARCIA LIMA
DAVIDSON FERNANDO
ERLON JUNIO
GUSTAVO VIEIRA
PEDRO
WESLEY
MIGUEL RODRIGUES
ATERRO SANITÁRIO
ANÁPOLIS - GOIÁS
Trabalho de Hidrologia e Drenagem Urbana , ao curso de Engenharia Civil .Prof. Orientador: Christian Moreira .
ANÁPOLIS , 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A implantação e operação de aterros sanitários são condições impositivas para o correto gerenciamento técnico-administrativo e operacional de sistemas de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos. O nível de desenvolvimento tecnológico atual permite solucionar e/ou minimizar os principais aspectos negativos ou impactantes que, geralmente, estão associados a essas estruturas.
Em geral, a adoção das técnicas construtivas e procedimentos operacionais abordados neste trabalho, não está, necessariamente, associada a investimentos elevados ou custos proibitivos à nossa realidade econômica. A grande maioria dos aspectos e alternativas aqui abordados, compreendem, principalmente, mudanças de procedimentos construtivos e operacionais que trazem vantagens econômicas e melhorias ambientais a curto prazo. Outras alternativas, dependem de vontade política dos tomadores de decisão, as quais subsidiadas por avaliações apropriadas e pelo apoio da sociedade em geral, após ampla discussão, podem ser implementadas no médio e longo prazo.
1. DESENVOLVIMENTO
Anápolis sai na frente de outros municípios goianos com a regularização permanente do Aterro Sanitário da cidade. A licença ambiental para funcionamento do local foi expedida pela