Aterro sanitário
Curso de Especialização em Engenharia do Trabalho
Titulo do Trabalho
Erika Arakawa
Roberta do Carmo Andrade Franco
Rosevaldo Silva dos Santos
Tatiane Souza
MOGI DAS CRUZES
2012
Pag. 1
ERIKA ARAKAWA
ROBERTA DO CARMO ANDRADE FRANCO
ROSEVALDO SILVA DOS SANTOS
TATIANE SOUZA
Titulo do trabalho
Trabalho apresentado à disciplina de
Psicologia do trabalho do curso de especialização em Engenharia do trabalho, da Universidade Braz Cubas,
Professor (a): Eliziane
Mogi das Cruzes
2012
Pag. 2
1. INVESTIGAÇÃO E ANALISE DO ACIDENTE DO TRABALHO
A ocorrência de um acidente do trabalho é a comprovação dolorosa da existência de falhas na prevenção, seja em que nível for. Pelo lado humano, a existência de uma vítima pode criar um clima que favoreça a tomada de providencias que evitem a sua repetição. Para buscar a prevenção, é necessário primeiro que se conheçam as circunstâncias em que ocorreu o acidente.
Nesse sentido é obrigação legal do SESMT, a realização da investigação das causas dos acidentes do trabalho. A participação dos cipeiros na investigação dos acidentes traz um maior envolvimento da CIPA nas atividades preventivas, permitindo também um maior conhecimento dos problemas e dificuldades nos desenvolvimentos das ações preventivas e de proteção dos trabalhadores. A ênfase nesse ponto é necessária porque nas empresas onde existem SESMT, a investigação fica por conta deste e da CIPA apenas toma conhecimento dos relatórios. As ocorrências em que houver acidentes sem vitimas também deverão ser investigadas, para evitar que volte a acontecer.
Como investigar um acidente:
Uma dificuldade para investigar as causas de um acidente é que muitas vezes, se confunde com procura pelo culpado. Por mais que se queira evitar, isso ocorre com freqüência, por isso é indispensável que todos os envolvidos no acidente sejam ouvidos: o acidentado, os colegas que estavam por perto, a chefia, encarregados, etc..