aterro do Matão
O bairro Anália Franco surgiu em 1968, resultado do loteamento do terreno da Associação Feminina Beneficente Instrutiva - Lar Anália Franco, fundada pela filantropa fluminense Anália Franco Bastos.
Foi construído como um loteamento de alto padrão nas proximidades do então Lar Anália Franco, que funcionou como um asilo para crianças orfãs de 1911 á1993; e desde então vem se transformando.
O local do loteamento era um aterro sanitário, muito conhecido da população local da época (chamavam-no simplesmente de matão). Essa área incluia o Ceret - Centro Recreativo do Trabalhador, que mais tarde se tornaria um clube privativo; a área compreendia parte dos atuais distritos de Vila Formosa e Tatuapé.
O antigo Lar Anália Franco é hoje uma edificação tombada patrimônio histórico. Possui um grande centro comercial, o Shopping Anália Franco, inaugurado em1999. próximo ao shopping center, foi construído um campus da Universidade Cruzeiro do Sul, é atualmente a única universidade localizada no bairro.
A consequência disso trouxe comércio local que atende a região, concessionários, agências bancárias e várias lojas diversas como moda e decoração.
Muitos outros edifícios e modelos vieram para a região um dos maiores parques da cidade (286 mil m²) e também, um dos maiores complexos esportivos da capital paulista.
A região também se destaca pela sua constante especulação imobiliária, valorização e seus lançamentos imobiliários de alto-padrão, sendo principalmente caracterizado pela verticalização contínua e demais empreendimentos horizontais; atendendo a demanda de classe média-alta eclasse alta. Atualmente detém o metro quadrado mais caro de toda Zona Leste de São Paulo; estimado em 8.751. É classificado como "Zona de Valor A" pelo CRECI, tal como outros bairros nobres da cidade como Higienópolis, Jardim América e Moema. O bairro nobre serviu como cenário para novela Ti Ti Ti. O folhetim da Rede Globo retratou o comércio de luxo da região e o perfil