aterro compactado
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA CONTROLE TECNOLóGICO DE ATERRO COMPACTADO
CURSO: Engenharia Civil Professor:
Autor:
Resumo – Sento importante seguir o monitoramento do aterro (junto ao controle tecnológico).
Palavras Chaves: Aterro sanitário; Controle tecnológico; Monitoramento;
1. Introdução
2. Referencial Teórico
Deverá ser feita através do método da Hilf, onde se pode obter o grau de compactação e desvio de umidade, especificados no projeto do aterro compactado. Para realização do ensaio de Hilf, deve-se recolher aproximadamente 15 kg de solo da camada compactada. A determinação da massa específica aparente “in situ“ deve ser feita em pelo menos três pontos por camada, de forma representativa (pelo método do frasco de areia ou cravação do cilindro). A critério da Fiscalização, esse número de pontos poderá ser ampliado, assim como a sua localização.
2.1. Aterro compactado
2.1.1. Compactação
Na compactação de um aterro a duas etapas para seguir, o teor de umidade do solo e a energia empregada na aproximação dos grãos, que se denomina energia de compactação. Apenas no teor de umidade ótimo se atinge o máximo peso específico seco, que corresponde a maior resistência do solo.
A compactação tem por objetivo o aumento da resistência à ruptura dos solos, sob a ação de cargas externas;
A redução de possíveis variações volumétricas quer pela ação de cargas, quer pela ação da água que, eventualmente, percole pela sua massa;
A impermeabilização dos solos, pela redução do coeficiente de permeabilidade, resultante do menor volume de vazios. A compactação pode ser definida como processo de aumentar mecanicamente a densidade de um material.
Através da compactação de um solo obtém-se maior aproximação e entrosamento das partículas, ocasionando o aumento da resistência ao cisalhamento e consequentemente a obtenção de uma maior capacidade de