ATERRAMENTO E PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO
ENGENHARIA MECÂNICA
ATERRAMENTO E PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVO 5
4. METODOLOGIA 6
5. DESENVOLVIMENTO 7
6. CONCLUSÃO 16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. INTRODUÇÃO
Uma instalação elétrica está sujeita a defeitos e acidentes de diversas naturezas, sendo portanto necessária a existência de um sistema de proteção e segurança adequados, a fim de evitar danos. Toda instalação elétrica deve ser executada de acordo com Normas e utilizar materiais adequados e de qualidade.
A Norma vigente no Brasil, a NBR 5410/2004 – “instalações Elétricas de Baixa Tensão” e a NR-10 - “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”, estabelecem os critérios para garantir a segurança de pessoas, de animais domésticos, de bens e da própria instalação elétrica, contra os perigos e danos que possam ser causados pelas instalações elétricas, tais como:
Proteção contra choques elétricos;
Proteção contra sobrecorrentes;
Proteção contra sobretensões e subtensões;
Proteção contra falta de fase.
As pessoas em casa ou no trabalho e os animais domésticos devem ser protegidos contra os perigos que possam resultar de um contato direto e/ou indireto com as instalações elétricas e de seus componentes e equipamentos.
Como sabemos, cargas eletrostáticas são geradas a todo o momento, seja através do atrito, do caminhar de uma pessoa ou até mesmo reações químicas, porém, nem sempre são notadas, mas este fenômeno pode ser prejudicial ao desempenho de equipamentos eletrônicos e até mesmo para a sua segurança. Como exemplo pode-se citar um caminhão de combustível ao realizar a descarga de gasolina em um Posto, se este não possuir um aterramento no momento do descarregamento, o mesmo corre um sério risco de explosão, pois durante a viagem o caminhão ficou exposto ao atrito com o vento/ar e seus pneus o isolam da terra, acumulando cargas