aterosclerose
Definição
Aterosclerose
é uma condição na qual há o acúmulo de material gorduroso nas paredes das artérias. Esse material gorduroso engrossa, endurece (forma depósitos de cálcio) e eventualmente pode bloquear as artérias.
A aterosclerose é um tipo de arteriosclerose. Os dois termos freqüentemente são usados com o mesmo significado.
Nomes alternativos
Arteriosclerose; endurecimento das artérias; acúmulo de placas - artérias
O que é Aterosclerose?
Causas
Causas,
incidência e fatores de risco
A aterosclerose é um distúrbio comum que afeta especificamente as artérias médias e grandes.
Ela ocorre quando gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias e formam estruturas duras chamadas placas. Eventualmente, as placas podem deixar as artérias estreitas e menos flexíveis, dificultando o fluxo de sangue. Se as artérias coronárias se estreitarem, o fluxo de sangue para o coração pode ficar mais lento ou parar.
Causas
Isso pode causar dor no peito (angina estável), deficiência respiratória, ataque cardíaco e outros sintomas. Pedaços de placa podem se desprender e mover pela artéria afetada para vasos sanguíneos menores, bloqueando-os e causando dano ou morte do tecido (embolização). Esta é uma causa comum de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Os coágulos de sangue também podem se formar ao redor de uma laceração (fissura) na placa, gerando um bloqueio do fluxo sanguíneo.
Causas
Se
o coagulo se mover para uma artéria no coração ou no cérebro, ele pode causar acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou embolia pulmonar. Em alguns casos, a placa aterosclerótica está associada a um enfraquecimento da parede de uma artéria, levando a um aneurisma.
Os fatores de risco para doença cardíaca que você não pode alterar são:
A
sua idade. O risco de doenças cardíacas aumenta com a idade.
Seu sexo. Homens têm um