Ateroclerose
Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total do mesmo. O início de formação dessas placas de gordura ocorre na infância e vai progredindo durante a vida. A aterosclerose em geral é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.
Sintomas
Alguns sintomas da aterosclerose são: a dilatação dos vasos sanguíneos (aneurismas), dor no peito (tipo facadas), profundas dores de cabeça (derrame cerebral), dores nos braços e pernas (trombose), dores no corpo e cansaço.
Fatores de risco
Os principais são: Hipertensão, Falta de atividade física e obesidade, Diabetes Mellitus, Hiperlipidemia, Tabagismo, Álcool, Predisposição genética, Utilização de contraceptivos orais,
Prevenção
A precaução é o melhor remédio. Manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol são as principais maneiras de diminuir a formação da aterosclerose. Além disso, deve-se ter sempre o controle da glicose sanguínea e evitar o tabagismo.
Tratamento
Consiste na retirada das placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. Isso pode ser conseguido através de cirurgia, do cateterismo, da angioplastia a laser e através do consumo de alguns medicamentos e atividade física.