Atenção psicológica
Disciplina: : TEORIAS E TÉC.PSICOTERÁPICAS FENOMENOLÓGICAS II
Profa. Maria Eufrásia de Faria Bremberger- - Outubro/2013
PROJETO DE ATENÇÃO PSICOLÓGICA:
I - Diário de Campo Observação no Campo: Agencia Bancário de Jundiaí - Dia 07/10/2013.
Relatório
Ao entrar, notou-se que havia aproximadamente 50 pessoas em posição de fila indiana e havia muito falatório, incluindo clientes e os funcionários do banco, que vão desde atendentes de caixas, atendentes prioritários, atendimentos especiais.
As pessoas que ali esperavam e trabalhavam estavam com o aspecto de cansadas, e reclamavam umas as outras pela lentidão dos caixas.
Um homem que trabalhava no banco acompanhava a fila com uma prancheta, e tinha o objetivo de agilizar o atendimento dos caixas, ele abordava todos os clientes conferindo os dados de contas e em cada abordagem ouvia reclamações sobre a demora e o tempo perdido.
Uma senhora reclamou do calor, por estar muito tempo de pé, e mencionou sobre todas as taxas pagas, e sobre a falta de respeito que o banco tem com os seus clientes. O funcionário se mostrava sem graça em cada reclamação, mas contornava a situação usando de frases como: “É final do mês, todos tem contas, mas nos desculpem” ou “Foi pagamento essa semana”.
Além dessa fila comum, havia outra fila para atendimento prioritário. A cada minuto que passava mais pessoas chegavam, e mais a fila aumentava.
Mas as maiores partes das reclamações foram feitas aos atendentes dos caixas, nota-se que possivelmente houve um pouco de paciência e contornou cada situação.
Nota-se a necessidade de uma intervenção para tornar aquele ambiente estressante mais agradável.
Aspectos que mais ficaram evidentes na observação no campo:
Falatório, e discussões.
Falta de empatia da parte dos funcionários no atendimento.
A expressão de cansaço nos funcionários.
Aglomeração de pessoas.
Progressivo aumento da fila.
Ambiente com pouca