Atenção Primaria a Saude
Cabe esclarecer o uso dos termos atenção básica e atenção primária. O primeiro tem um sentido mais amplo, e compreende ações integrais que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Já o termo atenção primária é internacionalmente utilizado e tem significado mais restrito, relacionado à saúde coletiva em ações de promoção e prevenção do indivíduo.
A estratégia Saúde da família (ESF) tem em seus preceitos a reorganização da atenção básica no país, conforme o sistema único de saúde é mantido pelo ministério da saúde e gestores estaduais e municipais tendo como estratégia a expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Assim essa consolidação é para favorecer e aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
A Atenção primaria é uma estratégia de organização da atenção à saúde, onde ela e voltada para responder as demandas regionais, tendo como objetivo a ações preventivas e curativas dos indivíduos e das comunidades. A ideia de Atenção Primaria foi para atender as necessidades do indivíduo em sua individualidade, tendo como objetivo atendimentos domiciliares, hospitais e internações.
Esse sistema possui algumas características a primeira é a regionalização e a outra integralidade. Ressalta-se também a importante participação de profissionais de nível básico e médio em saúde, como os agentes comunitários de saúde, os auxiliares e técnicos de enfermagem entre outros responsáveis por ações de educação e vigilância em saúde.
Outra questão é estabelecer equipe