Atenção, Motivação e Memória
Relação com a psicologia e IA.
Vitória da Conquista
Abril de 2014.
Atenção conceito e relação com a psicologia
Para a psicologia a atenção é um meio utilizado para controlar e regular os processos cognitivos, que funciona com base na percepção,tanto nos seres humanos como nos animais, ela se desenvolve de acordo aquilo que nos necessitamos de forma que trás interesses e que tenha valores, sendo assim a atenção é toda voltada para o sujeito.
A nossa capacidade de olhar para algo quando nos interessa ou que somos obrigados a fixar atenção, tudo que esta acontecendo ao redor fica invisível para nós, é incrível como somos estimulados a fazer isso, pois quando a nossa atenção é exigida com maior precisão as outras coisas passam a não ter prioridade fazendo com que o cérebro exclua tudo aquilo que não interessa. Segundo a psicologia, o que chama a atenção do individuo ou animais é os meios internos, e os externos um bom exemplo: quando uma pessoa vai a um show de um cantor o qual gosta muito, ele é atraído pelo seu meio interno, desejo, gosto, ou seja, aquilo o chama atenção, desperta interesse, já ao ouvir suas musicas sons altos baixos, o grave da mesma, entre outros meios do comportamento externa também desperta a atenção exigindo do sujeito uma maior concentração.
A natureza da atenção é desenvolvida em nos segundo os estudiosos psicólogos (sendo um deles Ulricn Neisser, 1976.) diziam que a atenção é simplesmente um aspecto da percepção e de outras capacidades cognitivas. Portanto de acordo o ponto de vista dele, conclui-se que escolhemos o que vemos ou ouvimos, e até antecipamos as informações estruturadas que nos serão fornecidas pelo que realmente escolhemos ver ou ouvir, somente os objetos, frases, episódios ao qual fazemos uma seletividade e desejos que desperta o perceber e a construção do todo. Uma leitura mesmo demonstra a seletividade de algumas palavras que antes de fixar os