Atenção farmacêutica voltada para portadores de diabetes
HUDSON CAMPOS DA SILVA
ATENÇÃO FARMACÊUTICA VOLTADA PARA
PORTADORES DE DIABETES
Aparecida de Goiânia - GO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
OBJETIVO 14
METODOLOGIA 15
DESENVOLVIMENTO 16
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
1 INTRODUÇÃO
A Atenção Farmacêutica voltada aos pacientes de Diabetes Mellitus é essencial. Já que essa doença se trata de um problema importante de saúde publica. Pois em muitos casos, os pacientes sofrem pela falta de conhecimento voltada ao uso racional de medicamentos, o que pode gerar interações medicamentosas, alimentares e controle de doença. (MACEDO et al.,2005 ).
O diabetes é uma condição crônica na saúde caracterizado basicamente pelo excesso de glicose no sangue e produção deficiente de insulina pelo pâncreas. Seu aparecimento esta associado á diminuição ou alteração de um hormônio protéico (insulina) produzido pelo pâncreas, órgão responsável pela manutenção dos níveis normais de glicose no sangue.(BICUDO,1997).
O Diabetes pode ser classificados em; Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2, Diabetes Gestacional.
Diabetes Tipo 1: ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência de insulina. (ABC DA SAÚDE, 2010).
O Diabetes Tipo 1 aparece com mais frequência antes dos 20 anos de idade. Todas as pessoas com diabetes tipo 1 precisam tomar insulina porque seu organismo não a produz suficientemente. A insulina ajuda a transformar o açúcar dos alimentos em energia para o organismo poder funcionar corretamente. (SCHMID, 2010).
Os sintomas clássicos do diabetes mellitus (poliúria, polidipsia e polifagia, associados à perda ponderal) são bem mais característicos do diabetes tipo 1, em que quase sempre estão presentes. (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION,1999)
O diagnóstico