Atenção da Fisioterapia ao Paciente Hemofílico
CURSO: FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: AMBULATÓRIO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO II
ATENÇÃO DA FISIOTERAPIA AO PACIENTE HEMOFÍLICO
Abril/2014
ATENÇÃO DA FISIOTERAPIA AO PACIENTE HEMOFÍLICO
O paciente hemofílico apresenta grave distúrbio hereditário de coagulação sanguínea o que provoca comprometimentos musculoesqueléticos como limitações de movimentos articulares, hemartrose, hemorragias tissulares, aderências articulares fibróticas, alterações na macha, assimetria de forças musculares, contraturas e artrite hemofílica. Tais problemas comprometem a qualidade de vida de uma pessoa que possui a hemofilia. Mesmo que a debilidade do aparelho locomotor não ofereça risco de vida, as sequelas que permanecem são responsáveis por um sério fator incapacitante para esses pacientes.
Com base em uma avaliação do paciente através de uma entrevista, exame físico e de provas funcionais, o fisioterapeuta elabora um plano de tratamento para o hemofílico. Na entrevista se coleta dados em relação aos hábitos do cotidiano do paciente, seu histórico familiar e de doenças e a história da moléstia atual. No exame físico é utilizado goniometria, perimetria articular e muscular, provas de função muscular, análise da postura e da coluna vertebral, problemas respiratórios e presença ou ausência de dor. Enquanto que, nos exames de provas funcionais, ocorre a análise de marcha, tanto em superfície plana como inclinada, do equilíbrio estático e dinâmico, e um teste de resistência. Esse teste de resistência consiste na prova de exercícios que integrarão o programa de tratamento para o paciente.
Hemofílicos submetidos a um tratamento fisioterapêutico bem elaborado, adequado a sua situação e, principalmente, precocemente mostram uma evolução bastante satisfatória. A fisioterapia promove um controle de derrame intra-articular, alívio de dor, manutenção da capacidade funcional das articulações e ainda preveni