atenção concentrada
HISTÓRIA
O teste foi criado pelo psicólogo Suzy Cambraia e publicado pela primeira vez em 1967 com o objetivo de se ter uma prova para retestar os candidatos que já haviam sido submetidos ao teste de atenção Toulose - Pieron, que era na época o único instrumento disponível no Brasil.
Foram realizados estudos pilotos para se chegar à forma que o teste possui na atualidade, inclusive no campo dos símbolos abstratos a fim de selecionar o estimulo mais adequado para o instrumento, chegando-se finalmente ao formato do triangulo.
Inicialmente os estudos de validade foram feitos comparando-o com o teste Toulouse-Pierón e posteriormente em 1999 foram correlacionados com os testes de atenção Tacom A e Tacom B.
As primeiras tabelas que foram elaboradas nesta ocasião correspondiam a escolaridade do Ensino Fundamental II (antigo 1º Grau), Ensino Médio (Antigo 2º Grau) e Nível Superior. Em novos estudos em 2001 e 2003 foram desenvolvidas novas tabelas englobando sujeitos desde o Ensino Fundamental até o Nível Superior Completo, para São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná e Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio para o Espírito Santo.
Embora não tenha sido elaborado para finalidade especifica de avaliação de motoristas, sua utilização é bastante comum em candidatos à obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
OBJETIVO
Avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho que realiza durante um período determinado.
MATERIAL
Manual com as instruções do teste
Folha de respostas
Crivo de correção
Lápis ou caneta para anotações das respostas
Cronômetro
METODOLOGIA A linha que aparece na parte da frente da folha de aplicação é um exemplo que se destina ao treino do examinando. O verso da folha contém a prova propriamente dita que consiste em 21 linhas, cada qual com 21 símbolos. Em cada linha horizontal devem ser cancelados sempre 7 símbolos (um terço do total da linha). No alto da folha se