Atendimento
Quem atua no varejo ou com serviços tem ouvido ultimamente que a melhor maneira de fazer um cliente voltar à sua loja é oferecer a ele uma excelente experiência de consumo, focando em soluções e superando suas expectativas. Mas isso não significa, necessariamente, investir pesado para transformar seu ponto de venda em um grande showroom. Dá para melhorar essa experiência adotando estratégias simples e sem gastar muito.
Um bom atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer negócio de sucesso. Mesmo assim, quando ele é feito por funcionários despreparados pode prejudicar a sua empresa. Uma pesquisa da empresa Kronos, divulgada em julho deste ano, revelou que 82% dos consumidores interromperam suas relações comerciais com uma empresa em função da qualidade do serviço recebido e 60% acreditam que as loja não dão atenção suficiente para fornecer aos clientes um bom atendimento. Sendo assim, vou dar algumas dicas:
1) Use bem o tempo: Respeite o tempo do cliente, que espera que o seu caso seja resolvido o mais rápido possível. As pessoas, de forma geral, estão sempre com pressa e a percepção que elas têm de uma boa empresa engloba não só a qualidade do produto, mas principalmente a qualidade do atendimento que elas recebem - o tempo que elas levam para serem atendidas faz parte desse conceito.
2) Tenha auto-controle: Não deixe se contagiar pelas reações negativas do cliente e não permita que a reclamação evolua para uma discussão.
3) Respeite os prazos: Informe prazos que sejam reais e cumpra-os rigorosamente.
4) Cumprimente e Sorria: Um “Olá”, “bom dia”, “boa noite”, seguido de um sorriso abre portas e a bolsa do cliente. Aproveite e exercite em casa, com seus amigos e todos a sua volta. Aproveite a ocasião para fazer um leve aceno com a cabeça, em forma de reverência. E sempre com muito otimismo e entusiasmo. Seu corpo fala junto com a boca.
5) Fale o nome do seu cliente: “Meu nome é Maria? Qual o nome