Atendimento a vítimas de acidentes com corpos estranhos
BÁSICOS EM SAÚDE.
Acadêmicos: Camila Rossato, Évelin Vaz, Francieli Soares,
Marina Pereira, Paola Dorneles, Vinícius Andrade.
PROFª ENFª DRª ELISABETA ALBERTINA NIETSCHE ENFº MDº
CLÉTON SALBEGO
Corpos estranhos
A ação do fisioterapeuta em atendimentos préhospitalares em casos de acidentes com corpos estranhos. Corpos estranhos
A aprendizagem dos primeiros socorros deve ser conhecida não só pelo profissional de saúde, mas por qualquer indivíduo, visando a ação eficaz no momento de prestar os primeiro socorros.
O fisioterapeuta, como profissional de saúde, tem a obrigação de saber por em prática com eficiência os primeiros socorros de eventuais acidentes.
Corpos estranhos
Devemos primar pela saúde, mas respeitando os limites da nossa própria segurança. Eu;
2. Equipe;
3. Vítima.
1.
Corpos estranhos
É qualquer objeto ou substância que não pertence ao corpo inicial íntegro.
Penetra o corpo atingindo o organismo, qualquer orifício (olhos, ouvidos, vias respiratórias) ou após uma lesão de causa variável.
Corpos estranhos
Vítima encontrada consciente:
Apresenta sinais muito claros e a situação também é bastante típica. A vítima tenta ficar em pé, apresenta fácies de angústia respiratória e posiciona-se com o “sinal universal do engasgo”, ou seja, com as duas mãos na garganta.
Corpos estranhos
1.
Reconheça a situação. Pergunte se a vítima ainda consegue tossir, falar ou respirar. Enquanto houver tosse, NÃO realize procedimentos como levantar as mãos da vítima, dar um copo de água, dar tapas nas costas, entre outras manobras.
Atenção: A tosse é o movimento natural mais eficiente para eliminar o CE. Se a vítima não tossir, não respirar ou não conseguir falar, aja!
Corpos estranhos
2. Posicione-se por trás da vítima;
3. Com os braços em torno da cintura da vítima, encontre o ponto médio entre o processo xifóide e o umbigo da vítima; 4.