Atendimento psicopedagógico
CLAUDINÉIA DE JESUS MORAES
O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO
MOGI GUAÇU
2011
PSICOPEDAGOGIA CLINICA
A sutileza da linha divisória do atendimento psicopedagógico clínico com outros tipos de intervenções, principalmente a psicológica e a fonoaudiológica exige cautela e critérios bem claros, tanto de diagnóstico quanto de intervenção, quando a demanda que chega para o atendimento individual envolve questões de aprendizagens.
Sendo a psicopedagogia fundamentada com um aporte teórico complexo e interdisciplinar, alguns profissionais da área confundem-se no momento da atuação clínica.
O objeto de estudo da psicopedagogia é o ato de aprender. Sem desconsiderar todas as dimensões envolvidas na aprendizagem, que ensino - aprendizagem são binômios constantes e que o sujeito deve ser entendido segundo um paradigma holístico e não fragmentário, o atendimento psicopedagógico clínico tem a sua especificidade. Trata-se de focar no universo do sujeito aprendente o nó que dificulta o livre fluir do desenvolvimento e intervir de forma que o próprio sujeito aprenda sobre seus mecanismos de interação com o conhecimento e use estratégias e recursos próprios para solucionar os desafios que se interpõe na sua trajetória de sujeito-aprendente.
Alguns autores chamam de “aprender a aprender” e outros de “processos metacognitivos”.
Na prática do atendimento psicopedagógico clínico que desenvolvo há 15 anos observo que de fato favorecer a tomada de consciência do cliente sobre seus mecanismos internos frente às situações novas, o liberta de medos e ansiedades que obstaculizam e impedem que o movimento natural das dimensões psicológicas envolvidas no processo de aprendizagem atuem com todo o seu potencial.
Toda a competência das funções cerebrais envolvidas na aprendizagem fica prejudicada pela ansiedade que paralisa. A respiração inadequada não oxigena cérebro que perde sua eficiência para atuar na resolução dos