Atendimento profissional e encaminhamento
Para estudar o encaminhamento como instrumento procedimento no exercício profissional dos Assistentes Sociais, requer entender a gênese dessa profissão. O Surgimento do Serviço Social caracteriza como uma evolução, organização e profissionalização.
Antes de realizar um encaminhamento é necessário entender melhor o estudo e compreensão de um caso, muitas vezes será necessária a atuação de um profissional habilitado para trabalhos técnicos especializados: * Psicólogo: estudo e parecer psicológico. * Pedagogo: estudo e parecer pedagógico. * Assistente social: estudo e parecer social. * Médico: atendimento e avaliações médicas
Encaminhar um caso é aplicar uma ou mais medidas protetivas que atuem diretamente nos focos desencadeadores. Sempre que necessário, devemos recorrer aos serviços públicos nas áreas de Saúde, Educação, Serviço Social, Previdência, Trabalho e Segurança, indispensáveis ao correto encaminhamento de soluções para cada caso.
Acompanhar o caso é garantir o cumprimento das medidas protetivas aplicadas e zelar pela efetividade do atendimento prestado, evitando que qualquer uma das partes envolvidas (família, escola, hospital, entidade assistencial e outras) deixe de cumprir suas obrigações, fazendo romper a rede de ações que sustentam o bom andamento de cada caso específico. A precariedade e insuficiência que encontra-se os atendimentos nos programas das políticas sociais públicas e privadas, e muito menos recursos para atender a todos que necessitam. Para um bom atendimento é necessário estar atualizado nos serviços para ajudar a cumprir com a necessidade do usuário.
Serviço Social e a Entrevista
A entrevista é utilizada pelo profissional de Serviço Social, não apenas para obtenção de dados, e sim, o conteúdo obtido a partir da entrevista compõe o processo de diálogo e reflexão estabelecido entre usuário e assistente social, indispensável ao estudo social e encaminhamento do caso.