Atendimento nos distribuidores veiculos
As empresas atualmente lutam com mudanças de valores e orientações do cliente, estagnação da economia, declínio ambiental, aumento da concorrência global e uma série de outros problemas econômicos, políticos e sociais.
As montadoras instaladas no país não fogem a essa realidade, pois de modo geral, buscam alcançar equilíbrio e crescimento econômico, acompanhando a concorrência e fortalecendo sua competitividade no mercado, mas principalmente direcionam suas ações para busca e fidelização dos clientes, oferecendo produtos de qualidade e excelência nos serviços.
Esse trabalho analisa o mercado automobilístico pela ótica de uma montadora: a Ford Motor Company do Brasil Ltda, dentro do contexto do escritório Regional de Vendas na cidade de Bauru.
2. Histórico
A Ford Motor Company foi fundada em 16 de Junho de 1903 por Henry Ford e 11 sócios com um capital de apenas US$ 28.000,00 na Capital do Estado de Michigan. Henry Ford teve tino comercial para abrir sua fábrica em Detroit com dez funcionários. Um ano após a sua fundação é aberta a sua primeira filial fora dos Estados Unidos. Em 17 de agosto de 1904 uma modesta planta foi inaugurada em WalkerVille, pequena cidade da província de Ontário no Canadá nascendo assim a Ford Motor Company of Canadá. Assim começava a multinacional.
Hoje a empresa é a segunda maior corporação industrial e a segunda produtora de veículos do mundo com fábricas em 31 países em 6 diferentes continentes com 338.000 pessoas trabalhando na Ford em suas fábricas, laboratórios e escritórios. Os produtos Ford são comercializados em aproximadamente 200 países com um total de 10.500 revendedores autorizados e 60.000 companhias fornecedoras e afins. Suas vendas anuais excedem o PIB de muitas nações industrializadas.
Pertencem ao grupo a Ford Motor Company, a Lincoln Motor Company, a Mercury Motor Company, a Jaguar Cars, a Mazda, a Land Rover, a Aston Martin, a Volvo, Hertz Corporation e participação acionária em