atendimento de protocolo ao adolescente
BELÉM-PA
2013
ACADÊMICAS:
CAMILA COSTA
JACQUELINE CUNHA
LUCIANA FERREIRA
ROSA RABELO
SALÚ FREITAS
BELÉM-PA
2013
Sumário
Introdução 1
Normas Gerais 2
Captação da Clientela 2.1
Rotina de atendimento ao adolescente 3
Conclusão 4
Bibliografia 5
INTRODUÇÃO
A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano. Não pode ser considerada meramente uma etapa da transição entre a infância e a idade adulta, pois é nesta fase que culmina todo o processo da maturação biopsicossocial do indivíduo.
Não se pode estudar separadamente os aspectos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais do adolescente. Eles são indissociáveis, e é o conjunto de características que dá unidade ao fenômeno da adolescência. Sob a ótica das modificações biológicas corporais da adolescência, podemos dizer que elas envolvem, aproximadamente, todos os órgãos e estruturas do corpo e que não se iniciam na mesma época, nem têm a mesma duração em todos os indivíduos. Essas manifestações são decorrentes da ação hormonal do eixo neuro-hipofisário e constituem a chamada puberdade.
As principais características da puberdade são o estirão de crescimento, o desenvolvimento das gônadas, o surgimento dos caracteres sexuais secundários, mudanças na composição corporal (principalmente na quantidade e distribuição de gorduras em associação com o crescimento do esqueleto e músculos) e desenvolvimento dos sistemas respiratório e circulatório. Considera-se a puberdade pois, como um componente da adolescência quando ocorrem as modificações biológicas decorrentes de ação hormonal, enquanto que a adolescência é um processo de maior duração que engloba os fenômenos físicos da puberdade e as transformações psicossociais por que passa o indivíduo no auge do seu processo maturativo.
A puberdade é um fenômeno universal