Atendimento clinico (ludoterapia)
A psicoterapia psicanalítica infantil é feita através da Ludoterapia. Nela, o psicólogo infantil utiliza uma caixa lúdica para compreender e interpretar o universo de fantasias da criança e suas relações primordiais com seus objetos internos.
Antes do início do atendimento clinico infantil, e antes mesmo da aplicação de qualquer técnica de Ludoterapia infantil, o psicanalista realiza uma ou duas entrevistas de anamnese com os pais do paciente para compreender, de forma mais aprofundada, a psicodinâmica da família, já que nesta abordagem teórica tem-se a compreensão de que as relações entre a criança e seu contexto familiar são fundantes nos processos de saúde e adoecimento do paciente.
Após a anamnese com os pais do paciente, o psicólogo infantil tem maiores condições de avaliar como deverá ser desenvolvida a ludoterapia e o tratamento psicoterápico da criança no que se refere ao número de sessões semanais, que podem variar de duas a cinco sessões, dependendo da avaliação do psicólogo e de cada caso.
Iniciado o trabalho com a criança, as sessões ocorrem em dias e horários fixos, com duração de cinqüenta minutos cada. Além disso, ao longo da terapia infantil, são realizados encontros periódicos com os pais, dependendo da demanda e necessidade dos mesmos.
Quais os principais motivos da procura pela terapia ?
Há uma infinidade de fatores que levam os pais a buscarem psicólogos para o atendimento psicológico infantil para seu(s) filho(s).
Dentre os sintomas e queixas mais comuns (expressas pelos pais) podemos encontrar:
Obs: a escola também costuma orientar os pais para que busquem clínicas e profissionais da psicologia aptos ao atendimento de casos psicológicos em crianças que encontram dificuldades escolares, uma vez que estas podem sinalizar a existência de dificuldades emocionais.
Quais os benefícios trazidos pela terapia infantil (ludoterapia) ?
Por meio da ludoterapia, o psicoterapeuta infantil poderá compreender e