Atendimento ao Público
Existem vários elementos da Comunicação. Entretanto, são em 4 os principais:
Emissor – o que emite a mensagem.
Receptor – o que recebe a mensagem.
Mensagem e meio – o conjunto de informações transmitidas por um determinado meio, e deverá alcançar o público que se pretende atingir.
Codificação ou código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem. É um processo de transformar uma ideia que deve ser transmitida em mensagem a ser enviada.
Os outros são:
Decodificação –é o processo de interpretação da mensagem pelo receptor.
Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar.
Feedback – a resposta dada ao receptor, podendo ser uma ação ou uma atitude. É o processo pelo qual o emissor monitora o correto recebimento da mensagem pelo receptor.
Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.
Ruído – qualquer perturbação na comunicação. Os vieses da comunicação podem atrapalhar o correto recebimento da mensagem.
Os vieses da comunicação são os que seguem:
Exposição seletiva – as pessoas buscam e evitam informações dependendo de suas necessidades e interesses. As pessoas escolhem se expor ou não a certas informações. De exemplo temos aquela pessoa que prefere não olhar o que está fixado no mural da organização ou ler e-mails diariamente.
Atenção seletiva – a pessoa pode ignorar, mesmo estando face a face, o que não lhe interessa. Exemplo: em uma reunião de trabalho a pessoa pode ficar desatenta pensando em outra coisa, por um período de tempo, deixando de ouvir alguma informação passada na reunião.
O interesse pessoal na informação faz com que o processo continue além da atenção inicial.
FLUXOS COMUNICACIONAIS
Os fluxos dizem respeito à direção na qual se movimenta a comunicação dentro de uma organização.
Comunicação lateral ou horizontal – refere-se