Atencão Farmaceutica nas Interações Medicamentosas
CARMARGO SANTANA, Rodrigo1
COMARELLA, Larissa2
Resumo
A filosofia da Atenção Farmacêutica é a prestação responsável da farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida de cada paciente. Muitos dos problemas relacionados aos medicamentos são causados por interações medicamentosas. O termo interações medicamentosas se refere à interferência de um fármaco na ação de outro ou de um alimento ou nutriente na ação de medicamentos, isso acontece na maioria das vezes por automedicação. Este artigo visa, através de um estudo bibliográfico, discutir sobre a atenção farmacêutica e interação medicamentosa. Pode-se concluir que a atenção farmacêutica é essencial no processo de farmacoterapia do paciente, nas interações medicamentosas, e é de responsabilidade do farmacêutico realizá-la de maneira correta e eficaz.
Palavras-chave: Farmacêuticos; medicamentos; saúde.
1 Introdução
De acordo com Brito e colaboradores, (2009, p. 01) “o manejo inapropriado de algumas interações pode desencadear falha na terapêutica ou severos efeitos adversos aos pacientes”. Diante isso, o farmacêutico, utilizando da atenção farmacêutica, emprega seu conhecimento para assegurar o uso racional de medicamentos e assim atender as expectativas do medicamento na melhora do paciente. A Atenção Farmacêutica inclui também a seleção adequada do medicamento e a dosagem correta do mesmo.
Apesar da importância das interações medicamentosas serem reconhecida ela ainda é deficitária, e que é “reconhecido que o risco de uma interação medicamentosa aumenta quando não há coordenação entre a receita dos medicamentos e o fornecimento e a orientação de seu uso” (BRITO et al., 2009, p. 01).
O medicamento mal utilizado pode trazer danos orgânicos transitórios ou permanentes se até retardar a recuperação do paciente. Diante desse tipo de problema e visando a melhoria na farmacoterapia durante o