ateismo
Definição do termo ateísmo Historia
Tipos de ateísmo
Fundamentações do ateísmo
Escopo do ateísmo Motivos para rejeitar deus
Introdução
Este trabalho tem a finalidade fazer uma apresentação geral sobre o ateísmo as suas características e suas fundamentações, iremos também distinguir tipos diferentes de ateísmo, seus defensores, as suas convicções e a forma como o ateísmo é visto pela sociedade em geral e os principais pontos de divergência nela existente.
Definição de ateísmo?
A palavra ateísmo etimologicamente é formada por o prefixo a – que denota na palavra o significado de ausência, pelo radical grego theos - que tem o significado de deus ou divindade ou seja a partir desta definição, podemos concluir facilmente que, o ateísmo é a negação da existência de um deus ou deuses. O ateísmo contem uma grande quantidade de implicações à condição humana, tendo como base a ausência de crença num deus, todas as questões éticas irão ser determinadas em função dos objectivos de cada um cabendo a nós assumir total responsabilidade pelo nosso destino e sendo marcado nesta visão a morte como o fim total da existência do individuo.
Corroborando com os autores, André Cancian e Michael Martin achamos deveras importante explicitar que o ateísmo não tem como ponto a critica a deus/deuses mas sim o simples facto de não acreditar na sua existência, para não dar uma interpretação errada e origem a preconceitos infundados em relação a posição ateísta.
Sendo o ateísmo primariamente uma reacção ou rejeição a crença religiosa, não é possível determinar quaisquer outros pontos de vista filosóficos a partir dele, ou seja o ateísmo é apenas uma classificação e não uma doutrina, não incorporando qualquer tipo de valores princípios morais ou noções de ética. É precisamente devido a esse facto que muitos indivíduos inadvertidamente e erradamente classificam os ateus de imorais.