Ateismo
CULTURA E RELIGIÃO
INTRODUÇÃO
A cultura e religião são traços básicos e necessários para a construção de uma sociedade, ambos são de extrema importância para a socialização dos indivíduos. Os costumes e tradições ligam as pessoas através de festas e festivais, e a sociedade busca, pela religião, achar respostas sobre fatos inexplicados.
Iremos tratar neste trabalho sobre o Ateísmo, que é a negação do teísmo, ou seja, é uma ideologia que nega ou não crê na existência de quaisquer tipos de divindades. Não é dogmática e não é necessariamente pragmática, os adeptos desta ideologia, os chamados ateus, não carregam obrigatoriamente em semelhança qualquer característica relacionada ao ateísmo, exceto a descrença.
O QUE É ATEISMO?
“Por simples bom senso, não acredito em Deus; em nenhum”. Charles Chaplin
Etimologicamente, a palavra ateu é formada pelo prefixo a – que denota ausência – e pelo radical grego theós – que significa Deus, divindade ou teísmo; ou seja, a palavra ateu pode significar sem deus ou sem teísmo. Como a imprecisão desse primeiro significado o torna impróprio para representar a noção de descrença ateísta, usa-se como base a acepção teísmo, que significa crença na existência de algum tipo de deus ou deuses de natureza pessoal. Nesse caso, chegamos a uma definição mais coerente e clara de indivíduo ateu: aquele que não acredita na existência de qualquer deus ou deuses. Assim, quando queremos uma palavra que representa tal perspectiva, usamos o termo ateu ligado ao sufixo ismo, que, na língua portuguesa, é usado com o significado de doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso. Deste modo, chegamos a uma definição bastante nítida do que é ateísmo: estado de ausência de crença na existência de qualquer deus ou deuses.
Há várias modalidades de ateísmo que são meramente didáticas, feitas apenas para delinear as circunstâncias mais comuns em que o ateísmo pode ser encontrado. As duas