ateismo e cristianismo
Ateu é quem não crê em Deus ou em qualquer ser superior. A palavra tem origem no Grego “atheos” que significa “sem Deus, que nega e abandona os deuses”. É formado pela partícula de negação “a” juntamente com o radical “theos” (deus).O termo nasceu na Grécia Antiga para descrever aquelas pessoas que rejeitavam as divindades adoradas por grande parte da sociedade. Eram considerados ímpios por não acreditarem nos muitos deuses venerados.Nas religiões teológicas (que envolvem a crença em um ser divino), um ateu é aquele que nega a existência de um ser supremo, onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que está ao mesmo tempo em todos os lugares).O ateísmo é a doutrina dos ateus. É uma postura filosófica que rejeita a ideia de existência de quaisquer deuses. É uma atitude de descrença perante a afirmação religiosa de que existem divindades e de que elas exercem influência no universo e na conduta humana.Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não haver provas que demonstrem a existência da divindade).
Argumentos do ateísmo
Argumento 1: para eles é impossível provar e dão como exemplo a seguinte história:
Imagine um bule de chá em volta da órbita da Terra. Ele é tāo pequeno que nenhum telescópio pode vê-lo. Então, um sensato diz:”não podemos acreditar que o bule existe porque não podemos provar se ele existe”.
Só um louco diria depois disso:”então vamos acreditar que o bule de chá existe, pois não podemos prova que ele não existe”. Nessa situaçāo , o bom senso nos levaria a sermos todos ateus da existência do bule de chá.
Porque tratamos deus diferente do bule se ele também não há provas de sua existência?
Se o verdadeiro deus existisse, ele certamente se mostraria possível para todos, principalmente pra quem é cético. Se ele existisse, sendo TÃO poderoso, saberia abrir o coração de todos os que não acreditam nele. Para que