ATD1
Estado: O conceito de Estado é discutido por várias áreas do conhecimento, o que contribui para sua compreensão de diversas formas. Na área de educação, a compreensão deste conceito facilita o entendimento da relação de interdependência entre Estado e políticas educacionais e, consequentemente, das interferências no contexto educacional.
Política: Política é, um campo de estudos destinado a analisar as atividades humanas paralelamente às coisas do Estado e as políticas públicas são o resultado das lutas, pressões e conflitos sociais existentes entre as classes para que o Estado formule atividades que assegurem educação, saúde, habitação, entre outros aspectos para o bem estar da sociedade.
Política Educacional: O conceito de política educacional como política pública de caráter social destinada à educação que sofre transformações constantes. É construída na correlação entre as forças sociais que buscam assegurar seus próprios interesses e para compreendê-la é preciso perceber o projeto político do
Estado e as condições históricas de um determinado período.
Cidadania: Sobre o conceito de cidadania, Alves (2005), diz que surge diante da superação do absolutismo nos Estados ao lado do conceito de soberania, visto que tanto esta quanto aquela estão profundamente vinculadas à ideia de direitos humanos.
Cidadania Plena: A concepção de Cidadania plena, seguindo e ao mesmo tempo transcendendo, a leitura de Carvalho (2001) e de Boff (2000, p. 72) é no sentido que supera a cidadania política, econômica, participativa e solidária. É uma Cidadania que, a partir do processo contínuo de construção e consolidação,
14 traduz a implantação real e sólida dos direitos civis, políticos e sociais, garante uma qualidade digna de vida e vida plena.
Direitos Humanos: Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Cultura: A palavra cultura abrange